domingo, 25 de fevereiro de 2007


Oitavo Dia de Viagem (10 de fevereiro de 2007 – sábado). Trecho: de BARREIRINHAS (MA) A SÃO LUIS (MA) e de S. LUIS A LUIS CORREA (PI).
Voltamos para S. Luis pela manhã de sábado. Rosane iria embarcar para Brasília às 14 h e tínhamos que voltar ao hotel Praiamar antes de ir para o aeroporto. Paulo havia esquecido o documento da moto por lá. Fizemos companhia para a Rosane nas dependências do aeroporto até meio-dia e fomos novamente para a estrada, agora em direção ao Piauí, destino Luis Correa. Pegamos a BR225, para Itapecuru Mirim e Chapadinha. A estrada estava em ótimas condições até chegarmos em São Bernardo (MA). A partir dali foram 80 km de buracos e mais buracos. Para piorar, a chuva caía com intensidade. Grossas nuvens anteciparam a chegada da noite. Nossa situação não era das melhores diante da combinação de buracos, chuva e escuridão. Pensamos em voltar para São Bernardo e dormir por lá, antes que escurecesse por completo. Chegamos a iniciar o caminho de volta quando vimos um casal numa Honda Tornado 250 seguindo para o Piauí. Como a placa da moto era de Teresina, imaginei que eles conheciam bem o caminho e que a estrada ficaria boa logo à frente. Não ficou! Gastamos duas horas para fazer esses 80 km por esta estradinha em péssimas condições. A Xistelvina me surpreendeu na buraqueira: fez 21 km/l. O casalzinho da Tornado desapareceu! Acho que deve ter entrado em alguma fazenda pelo caminho, porque o farol desta moto é ruim e não permitiria que trafegasse na escuridão.
Quando adentramos o Piauí, a rodovia ficou ótima, com olhos-de-gato luminosos ao centro e nas laterais da pista que facilitavam a pilotagem no escuro. Passamos por Parnaíba e chegamos em Luis Correa, no litoral, depois das 21 h. Muita gente pensa que Parnaíba possui praias, mas não é verdade! O mar fica 15 km depois, em Luis Correa. Paramos em um restaurante da orla para pedir indicação de uma pousada BB (boa e barata). Tinha uma logo em frente e fomos direto para lá. Jantamos e dormimos cedo, exauridos pelo esforço daquele trecho da viagem. O hodômetro da motocicleta marcava 3.395 km rodados desde Brasília.
.
Lagoa do Portinho, Luis Correa/PI

Luis Correa/PI


Luis Correa/PI

Nono Dia de Viagem (11 de fevereiro de 2007 – domingo). Trecho: de LUIS CORREA (PI) A CAMOCIM (CE). 132 km rodados em 1h45min de viagem.
Passamos um dia delicioso em Luis Correa. O sol resolveu aparecer e nada melhor que passear na Lagoa do Portinho, dar um mergulho na água morna do mar piauiense e uma cerveja geladíssima logo em seguida. Isso sim é que são férias: sol, mar e cerveja! Por falar nisso, as minhas estavam acabando. Só tinha tirado 10 dias que, somados com o final de semana, viraram 12. Não dava para perder tempo. Precisávamos ainda ir ao Ceará. Às 16 h resolvemos deixar Luis Correa e seguir para Camocim (CE). Vários trechos da estrada estavam cobertos pelas areias das dunas e derrapamos em algumas vezes. Foram apenas 132 km de deslocamento e chegamos lá bem antes de escurecer, com um sol de rachar sobre nossas cabeças. Encontramos uma pousada simples em frente ao local de onde as balsas partem com os bugues em direção a Jericoacoara. Passamos uma noite deliciosa em Camocim e fechamos com um bugueiro para nos levar a Jeri no dia seguinte, bem cedo. A cidade possui uma orla marítima de rara beleza. Habituada a receber turistas, oferece boa variedade de pousadas e de restaurantes.

Na estrada para o Ceará

Na estrada para o Ceará

Camocim/CE

Jericoacoara/CE

Jericoacoara/CE


Jericoacoara/CE


Jericoacoara/CE
Jericoacoara/CE

Décimo Dia de Viagem (12 de fevereiro de 2007 – segunda-feira). Trecho: Curtindo Jericoacoara (CE), voltando para Camocim e pegando a estrada para Piracuruca (PI).
Fizemos um passeio belíssimo pelas dunas e praias que separam Camocim de Jericoacora. Um cenário inesquecível! Em Jeri experimentamos uma sensação de estarmos, de fato, em um paraíso que só existia em nosso imaginário. A cor do mar, as ruas de areia branca, os coqueirais, as pedras e o céu de azul fulgurante eram muito mais bonitos do que poderíamos supor. De fato, foi o cenário mais edênico dentre todos os que vivenciamos nesta viagem. Voltamos à tardinha para Camocim de bugue e passamos pela Lagoa da Torta e por outras dunas diferentes das do caminho de ida. Chegamos à pousada, onde havíamos deixado as motos, arrumamos a bagagem e iniciamos o caminho de volta para Brasília, exatamente às 17h20. Nosso planejamento foi falho. O ideal teria sido passar mais tempo no Ceará. Saímos da cidade em direção a Piracuruca, portal de entrada das 7 Cidades. Era um trecho curto, de apenas 253 km. Sabíamos que a noite chegaria antes de aportarmos em nosso destino, mas a estrada estava boa naquele trecho e poderíamos seguir com segurança. Chegamos à cidade por volta das 20h30, sob forte chuva, e ficamos numa pousadinha localizada nos arredores da rodovia.

Jericoacoara/CE
Jericoacoara/CE


Jericoacoara/CE


Na Transpiuaí

Nenhum comentário: